Minha experiência profissional nos atendimentos em gestão de conflitos, familiares e empresariais, demonstra que a principal causa dos conflitos é a dificuldade de comunicação entre as pessoas. Uma conversa produtiva, ou seja, aquela em que realmente se escuta o outro e se considera seu ponto de vista, é algo cada dia mais dificil. Como disse Stephen Covey “a maioria de nós não ouve com a intenção de entender, ouvimos com a intenção de responder”. É justamente nesse contexto que muitos dos conflitos interpessoais têm origem.
Celeste Headlee, de modo direto e bem humorado, dá 10 dicas para se ter uma conversa melhor e mais produtiva. Segundo a palestrante “esse mundo em que vivemos, um mundo em que toda conversa tem o potencial para se tornar uma discussão, não é normal” “conversar requer um equilibrio entre falar e ouvir e, em algum momento perdemos esse equilibrio”
O desafio, nada fácil, é colocar em prática tais dicas e, com isso, mudar o patamar das conversas que temos com todas as pessoas com as quais nos relacionamos. Boas conversas não só diminuem os conflitos como também aumenta a capacidade das pessoas de os resolverem por elas mesmas. Isso gera menos polarização e mais pacificação.
“Existe uma habilidade mais importante no século 21 do que ser capaz de manter uma conversa coerente e tranquila? Acredito que não. Aproveitem !!!
Republicou isso em Awad Gestão de Conflitos.
CurtirCurtir