Briga de vizinho

“Neighbours”  é um filme documentário produzido no Canadá em 1952. Venceu Oscar de melhor documentário de curta metragem em 1953. O filme mostra a disputa entre duas pessoas por uma flor. Dois homens moram c/ suas famílias lado a lado e convivem pacificamente até que o nascimento de uma flor no terreno comum dá início a uma disputa com consequências inimagináveis.

Logo no início ambos estão sentados lendo um jornal que, para um deles, traz a manchete “war certain if no peace”  e, para o outro, “peace certain if no war” – simbolismo do que se apresenta em seguida com a disputa pela flor.

O tema da resolução de disputas está presente no filme de modo didático e progressivo. A partir do momento em que os dois vizinhos decidem que apenas um deles será proprietário da flor que brotou inesperadamente  há uma sequência de modos de resolução de conflitos exposta.

Primeiramente há um diálogo entre os personagens que rapidamente evolui para uma discussão. Em seguida eles tentam dividir a propriedade com a inclusão da flor por cada um deles na parte delimitada para si. No terceiro momento eles duelem e logo partem para a agressão física. E como acaba essa disputa por uma flor? Sem “spoiler” – assistam até o fim (8 minutos) para ver o inacreditável.

Filme ícone para mostrar até onde pode ir uma disputa, ou seja, como o conflito escalado pode fazer a situação sair do controle. Interessante que mesmo no momento em que os personagens conversam há apenas reafirmação de posição – a flor me pertence – e nunca escuta sobre os interesses/razões do outro. Mediação? Práticas Colaborativas? Negociação? Nada disso, “Neighbours” mostra a resolução de um conflito por quem não conhece os modos adequados aplicados por nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s