Comunicação não violenta (CNV)

                                            O livro “Comunicação não violenta” (CNV) de Marshall Rosenberg é uma obra de referênciCapa livroa para quem trabalha com resolução de conflitos, principalmente com ADRs  (alternative dispute resolution). A comunicação entre as pessoas, ou melhor, a falta e a má comunicação, é o fator desencadeador da maioria dos conflitos inter pessoais.

Segundo o autor “a CNV nos ajuda a nos ligarmos uns aos outros e a nós mesmos, possibilitando que nossa compaixão natural floresça. Ela nos guia no processo de reformular a maneira pela qual nos expressamos e escutamos os outros. (…) A CNV promove maior profundidade no escutar, fomenta o respeito e a empatia e provoca o desejo mútuo de nos entregarmos de coração”.

Impressionante como ao ler a obra percebemos que nossa comunicação é violenta, e muitas vezes não nos damos conta disso. Os exercícios propostos por Rosenberg são ferramentas fundamentais para quem deseja incorporar a CNV não só ao trabalho na resolução de conflitos como também no relacionamento com outras pessoas.

No vídeo abaixo o próprio Rosenberg explica o que é e a que se propõe a CNV. Indico esta obra não só para mediadores e advogados colaborativos, mas para todo mundo que almeja um mundo mais pacífico e pretende ser protagonista nessa pacificação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close