Las chicas

Foto TicasVerônica Bianchi, Cynthia Borgnia e Patrícia Benedit são as mediadoras/advogadas/capacitadoras argentinas com que tivemos nossa formação em mediação. Conhecidas carinhosamente como “las chicas”, elas são professoras na Universidade de Buenos Aires, além de trabalharem há anos com mediação judicial e privada. Anualmente as chicas vem ao Brasil, a convite de Ana Luiza Isoldi, para dar capacitação em mediação e também aperfeiçoamento em mediação familiar.

A mediação na Argentina, assim como a pesquisa e estudo nessa área, vem sendo desenvolvida desde 1996, quando lá foi aprovada uma lei, semelhante à nossa 13.140/15, que instituiu a obrigatoriedade da mediação anterior ao processo judicial.

Tendo como base o modelo de negociação de Harvard, a formação dada pelas chicas passa por todas as fases da mediação, incluindo exercícios e dinâmicas para prática das ferramentas e dos conceitos teóricos abordados. Além da análise do processo de mediação, também são tratadas as teorias do conflito, da comunicação e da negociação.

Entremeando definições conceituais, discussões sobre a prática, simulações e textos poéticos, as chicas fazem da formação em mediação um momento de intenso e prazeroso aprendizado.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s