Verônica Bianchi, Cynthia Borgnia e Patrícia Benedit são as mediadoras/advogadas/capacitadoras argentinas com que tivemos nossa formação em mediação. Conhecidas carinhosamente como “las chicas”, elas são professoras na Universidade de Buenos Aires, além de trabalharem há anos com mediação judicial e privada. Anualmente as chicas vem ao Brasil, a convite de Ana Luiza Isoldi, para dar capacitação em mediação e também aperfeiçoamento em mediação familiar.
A mediação na Argentina, assim como a pesquisa e estudo nessa área, vem sendo desenvolvida desde 1996, quando lá foi aprovada uma lei, semelhante à nossa 13.140/15, que instituiu a obrigatoriedade da mediação anterior ao processo judicial.
Tendo como base o modelo de negociação de Harvard, a formação dada pelas chicas passa por todas as fases da mediação, incluindo exercícios e dinâmicas para prática das ferramentas e dos conceitos teóricos abordados. Além da análise do processo de mediação, também são tratadas as teorias do conflito, da comunicação e da negociação.
Entremeando definições conceituais, discussões sobre a prática, simulações e textos poéticos, as chicas fazem da formação em mediação um momento de intenso e prazeroso aprendizado.
Olá. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de informações sobre cursos de mediação. Vcs promovem a formação? Agradeço contato. Lilian
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa tarde Lilian, tudo bem? Não oferecemos foramação em mediação. Temos oficinas para quem já fez a formação teórica. Abraço, Dora
CurtirCurtir