“Advogados viram terapeutas para atuar em causa própria”

Valor Ec.A matéria “advogados viram terapeutas para atuar em causa própria”, publicada pelo jornal Valor Econômico, traz uma reflexão sobre algumas questões que envolvem o trabalho dos advogados nos Estados Unidos, mas nem por isso diferente da realidade do Brasil.

Will Meyerhofer é um advogado americano que passou a trabalhar como terapeuta atendendo, principalmente,  outros advogados. Mas por que estes profissionais vão fazer terapia? “Ele (Will M.) é procurado cada vez mais por advogados ansiosos, esgotados e deprimidos. Após se reciclar como psicoterapeuta e escrever em blogs sobre as consequências emocionais de atuar na área do direito, ele encontrou ex-colegas que sempre pareceram felizes, mas que confessaram que eram ansiosos e tinham dúvidas quanto à sua própria capacidade. Os clientes advogados fazem terapia porque querem ajuda”.

O cenário descrito em que advogados quase não suportam a pressão do dia a dia no trabalho é uma realidade. Angústia, ansiedade, depressão e insônia são consequências frequentes dentre os profissionais do direito. Segundo a terapeuta/advogada Sarah Weinstein “os advogados fingem estar bem o tempo todo; demonstrar um lado exterior confiante pode ser exaustivo.”

Em função de tudo isso, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, alguns advogados acabam abandonando a profissão. Outros, procuram diferentes caminhos que os realizem profissionalmente, como as práticas colaborativas. As características das PCs fazem com que o advogado não tenha tantas pressões e angústias como quem atua na advocacia “litigante/tradicional”.

Assim, há sempre profissionais procurando uma maneira nova de trabalhar, menos penosa emocionalmente. A ideia da terapia oferecida por outros advogados é muito interessante, mas é preciso explorar também outras opções de trabalho e realização. Encontro com frequência profissionais da área do direito angustiados como os descritos na matéria. Por sorte, alguns migram para as práticas colaborativas que surgem como uma das (boas) opções.

Abaixo o  link para leitura do texto na íntegra. Boa reflexão !!!

http://www.valor.com.br/carreira/4428772/advogados-viram-terapeutas-para-atuar-em-causa-propria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s