Por onde andaram as advogadas colaborativas? Breve relato de 2015

Prezados leitores e amigos

2015 foi um ano importantíssimo para o desenvolvimento e a consolidação das práticas colaborativas no Brasil. Eu e Mônica participamos de vários eventos/trabalhos e eu gostaria de contar um pouco do que foi feito. Ah, essa nuvem de palavras foi montada c/ as mais usadas no blog em 2015 !!!

No mês de outubro a Mônica foi a Washington participar do 16th Annual Networking and Education Forum organizado pelo IACP (International Academy of Collaborative Professionals). Representante exclusiva do IBPC (Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas), Mônica colaborou com os debates e reforçou, dentre a comunidade internacional, a importância do Brasil na pesquisa e trabalho com as práticas colaborativas.

Ainda no mês de outubro aconteceu o X Congresso Brasileiro de Direito de Família, organizado pelo IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família). Eu e Mônica estivemos presente assistindo as palestras e participando das discussões. O painel “Práticas inovadoras que melhoram o cotidiano das Famílias” teve a brilhante palestra “Práticas Colaborativas” da Olívia Furst, uma das maiores entusiastas das práticas colaborativas no Brasil. Pela primeira vez num congresso nacional de direito de família houve espaço para tratar das práticas colaborativas, o que evidencia seu papel fundamental dentre os meios de solução de conflitos, especialmente familiares.

No mês de novembro aconteceu a 1a Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mônica foi uma das idealizadoras do evento e palestrante no painel “Desenvolvimento da Prática e Grupos de Estudo e Trabalho”. Estive presente na Capacitação em SP assistindo às palestras e colaborando no backstage. Esse evento tem um caráter paradigmático pois, pela primeira vez no Brasil, profissionais das diversas áreas que podem compor uma equipe colaborativa (advogados, psicólogos, economistas, etc) estiveram juntos estudando e debatendo sob orientação da equipe do IBPC.

Durante todo o ano de 2015 o Grupo de Estudos em Práticas Colaborativas de São Paulo esteve reunido, sempre com presença minha e da Mônica. Os encontros mensais são muito importantes não só para quem quer conhecer as PCs, mas também para quem já trabalha com as PCs e quer aprofundar o debate a respeito dos desafios que se impõem.

No final de 2015 fui convidada pela Tânia Almeida, mediadora no Rio de Janeiro e uma das precursoras e entusiastas das práticas colaborativas no Brasil, a integrar a equipe de revisão da tradução do livro “Collaborative Divorce – The Revolutionary New Way to Restructure Your Family, Resolve Legal Issues, and Move on with Your Life” de Pauline Tesler e Peggy Thompson. Este é um dos primeiros livros traduzidos para o português que trata das práticas colaborativas. Publicação em breve.

Assim, 2015 foi um ano muito bom para as PCs. Eu e Mônica continuaremos trabalhando muito em 2016, pois acreditamos que as PCs são um meio adequado de solução de controvérsias.

Desejamos a todos os leitores e amigos um excelente ano, e que os novos e velhos conflitos sejam solucionados de modo colaborativo.

Abraço,  Dora Awad

 

 

2 comentários em “Por onde andaram as advogadas colaborativas? Breve relato de 2015

  1. Prezada Dora Awad,

    Parabéns pelo belíssimo trabalho ! Estou ansiosa para ter notícias do lançamento da tradução do livro ” Collaborative Divorce”. Vocês já tem alguma previsão de quando será o lançamento ?
    Abraços,

    Andréa

    Curtir

    1. Obrigada Andréa, aviso sobre o lançamento aqui no blog, mas ainda não tenho previsão. Abraço, Dora

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close