“O terceiro ouvido”

juntosAs Práticas Colaborativas tem como um de seus elementos essenciais a cooperação entre os profissionais que atuam na  equipe colaborativa. O trabalho multi e inter disciplinar depende, principalmente, da cooperação desenvolvida entre todos os envolvidos no caso, inclusive os clientes.

Todos sabem o que significa cooperar, mas uma análise mais profunda permite entender o real significado da cooperação no trabalho e os desafios das Práticas Colaborativas.

Richard Sennett, sociólogo e historiador norte americano, analisa com profundidade a questão da cooperação em sua obra “Juntos – os rituais, os prazeres e a política da cooperação”. Segundo Sennett, “a cooperação é uma arte, e as bases para a cooperação hábil estão em aprender a ouvir bem e avaliar, em vez de duelar verbalmente”. O autor refere-se à cooperação como habilidade a ser desenvolvida, assim “ela requer a capacidade de entender e mostrar-se receptivo ao outro para agir em conjunto, mas o processo é espinhoso, cheio de dificuldades e ambiguidades”.

Os advogados, em geral, não tiveram oportunidade de desenvolver essa habilidade. Nesse sentido as Práticas Colaborativas surgem como um grande desafio pois, ao mesmo tempo em que resolve e pacifica os conflitos, permite que os advogados adquiram a habilidade para a cooperação, ferramenta essencial nesse trabalho.

Para quem quiser conhecer essas e outras ideias de Richard Sennett segue o link de uma entrevista em que ele fala sobre cooperação, capacidade de ouvir, vida em sociedade e outros temas fundamentais para quem trabalha colaborativamente. Enjoy https://youtu.be/Rq2HJK-tuf0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s