“Como chegar ao sim”

como-chegar-ao-simPara quem trabalha com resolução de conflitos, o  livro “Como chegar ao sim – como negociar acordos sem fazer concessões” de Roger Fisher e William Ury é uma obra fundamental.

Os meios não adversariais de solução de conflitos, tais como as Práticas Colaborativas e a Mediação, exigem dos profissionais o uso de técnicas de negociação e de ferramentas que permitam alcançar os reais interesses de cada parte envolvida no conflito.

Neste contexto os autores abordam temas importantíssimos tais como a negociação baseada em princípios, a barganha de posições, protagonismo na busca de soluções, etc.

Fisher e Ury contam a história de dois homens que discutiam dentro de uma biblioteca, pois um deles queria a janela aberta e o outro fechada. Discutiram muito sobre o quanto a janela poderia ficar aberta: uma fresta, um terço, metade; porém nenhuma solução agradava ambos. A bibliotecária ao chegar pergunta a cada um por que deseja que a janela fique aberta/fechada. O que desejava a janela aberta responde “para entrar um pouco de ar fresco”, o que desejava a janela fechada responde “para evitar a corrente de ar”. Após uma reflexão a bibliotecária abre a janela da sala ao lado. Assim entrou ar fresco, mas  sem corrente de ar.

Esta pequena história ilustra  como é possível chegar a um acordo satisfatório concentrando-se nos interesses dos envolvidos (ar fresco e ausência de corrente de ar) e não nas posições defendidas (janela aberta x fechada).

Então para quem quiser saber mais sobre como fazer (bons) acordos sem fazer concessões precisa recomendamos a leitura. E pra quem quiser conhecer um pouco mais sobre William Ury tem uma entrevista dele disponível no nosso blog.  Não percam !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close